Informações sobre o IPVA de Minas Gerais

Confira abaixo todas as informações sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA 2019 de Minas Gerais.

No Estado de Minas Gerais as regras do IPVA são definidas e divulgadas pela SEFAZ – Secretaria Estadual de Fazenda e pelo DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito entre os últimos meses de um ano e a cobrança do imposto começa a partir de janeiro.

Vencimentos IPVA Minas Gerais 2019: São duas Tabelas de Vencimentos em SP, uma para Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Vans, Motos e similares e outra somente para Caminhões.

Os vencimentos para automóveis são em janeiro, fevereiro e março. O dia exato de vencimento de cada parcela dentro de cada mês é definido de acordo com o número final da placa do veículo.

Você deve ficar atento também ao vencimento do Seguro DPVAT MG para não atrasar o pagamento e ficar ilegal com seu veículo.

Em janeiro vence a primeira parcela e a Cota Única com desconto de 3%. Em fevereiro os contribuintes devem pagar a segunda parcela ou a Cota Única sem desconto e em março é o mês do vencimento da terceira parcela.

Já para caminhões o calendário é um pouco diferente. A opção de parcelamento também é em três cotas, porém com vencimentos nos meses de março, junho e setembro. Há também a opção de pagamento em Cota Única em janeiro, com 3% de desconto, ou em abril, sem desconto.

Pagamento IPVA Minas Gerais

O IPVA do deve ser pago nas agências bancárias autorizadas (Bancoob, Bradesco, Banco Do Brasil, Caixa Econômica Federal, Citibank, Daycoval, HSBC, Itaú, Mercantil Do Brasil, Rendimento E Safra), por meio de:

No Guichê do caixa, no autoatendimento, internet ou ainda Débito Agendado através do Código RENAVAM do veículo.

De acordo com a legislação em vigor, o IPVA quando não pago no prazo sujeita-se a acréscimos moratórios de 0,33% por dia de atraso, até o limite de 20%.

Consulta IPVA DETRAN

A Consulta do IPVA SP 2019 poderá ser efetuada no site do DETRAN ou da SEFAZ, mediante informação dos dados do veículo, como RENAVAM e placa.

Dúvidas sobre Licenciamento de Veículos, Seguro Obrigatório e outras taxas também poderão ser esclarecidas diretamente com Departamento de Trânsito do Estado de Minas Gerais – DETRAN SP.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*